Unidade de intervenção direta junto de populações toxicodependentes, das suas famílias e, de uma forma geral, junto das comunidades afetadas pelo fenômeno da toxicodependência.
Lavandaria para tratamento de roupa que é usada esporadicamente apenas para tratamento da roupa de utentes que de outra forma não têm forma de a lavar.
Unidade residencial que procura ajudar na reorganização do plano sócio-profissional de pessoas com problemática de toxicodependência em fase conclusiva de tratamento.
Balneário público que se destina a utentes que se encontrem em situação de carência económica.
Proporcionar à população carenciada e em situação de pobreza extrema, respostas ao nível de bens de primeira necessidade, alimentação.
O apoio e aconselhamento social e jurídico são cruciais para assegurar condições sociais e de acolhimento dignas aos carenciados de Lisboa.
A Equipa de Intervenção Direta é uma unidade de intervenção direta junto de populações toxicodependentes, das suas famílias e, de uma forma geral, junto das comunidades afetadas pelo fenômeno da toxicodependência.
Com vista à integração de pessoas com a problemática da toxicodependência em processos de recuperação, tratamento e reinserção social, a Equipa de Intervenção Direta, dá seguimento aos encaminhamentos feitos por parceiros de Equipas de Rua no espaço do CAS.
O Centro de Apoio Social possui material de lavandaria para tratamento de roupa. Trata-se de uma valência usada esporadicamente apenas para tratamento da roupa de utentes que de outra forma não têm forma de a lavar.
O Apartamento de Reinserção Social é uma unidade residencial que procura ajudar na reorganização do plano sócio-profissional de pessoas com problemática de toxicodependência em fase conclusiva de tratamento. Funciona como medida de apoio à inserção social.
O Centro de Apoio Social possui um balneário público que se destina a utentes que se encontrem em situação de carência económica. O periodo de abertura ao público decorre às quarta-feiras, das 10h00 às 12h00, devendo o utente fazer marcação prévia.O Balneário possibilita aos seus utentes a realização de serviços básico de higiene pessoal. Os utentes do Balneário têm acesso a duche individual, em cabine própria para o efeito.
O Refeitório Social é uma valência que surgiu em maio de 2010, com o objetivo de proporcionar à população carenciada e em situação de pobreza extrema, respostas ao nível de bens de primeira necessidade, alimentação. Fornecemos diariamente cerca de 50 refeições.
O local de funcionamento é na sede da ACRAS (2ª a 6ª-feira das 12h30 às13h30) e para o ingresso no Refeitório Social, é analisada toda a situação económica, social e familiar do agregado e/ou indivíduo.
No sábado fornecemos jantar das 19h00 às 20h00 sem necessidade de ingresso. Com a actual conjuntura económica tem vindo a notar-se um agravamento das situações de pobreza e vulnerabilidade e foi por esse motivo que os parceiros sociais diligenciaram no sentido de proporcionar à população alguma qualidade de vida, satisfazendo as necessidades básicas.
O apoio e aconselhamento social e jurídico são cruciais para assegurar condições sociais e de acolhimento dignas aos carenciados de Lisboa. O aconselhamento aos requerentes, é prestado por profissionais voluntários, decorrendo durante a semana, mediante inscrição prévia. De forma gradual, no decorrer da definição da situação jurídica do utente, é deliniado, conjuntamente, um projeto de vida, alicerçador da sua transição para a sociedade.
© Copyright 2016 by Acras - Programação e Desenvolvimento 4#ALL IT