Saiba a história e a missão da ACRAS

A ACRAS é uma IPSS fundada em 1999 e desde a sua génesis, tem procurado (re)inserir pessoas em grave risco de exclusão socioeconómico na vida social ativa, enquanto cidadãos de pleno direito.
Na altura da sua criação, o maior foco foi a população toxicodependente, já que proliferavam os consumos de droga na década de 90. Foram dezenas de pessoas encaminhadas para centros de reabilitação, sendo que muitos destes terminaram os processos de inserção em apartamentos tutelados pela ACRAS.
Com a inauguração do Centro de Apoio Social no Bairro do Condado, Marvila (antiga Zona J de Chelas) em 2010, as respostas às necessidades da população também foram alargadas, dispondo de refeitório diário com protocolo de Cantina Social com o Instituto da Segurança Social; balneário; rouparia; atendimentos sociais e clínicos; bem como apoio ao estudo para crianças e alfabetização de adultos. Chegada a pandemia de Covid-19, celebramos protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa para fornecimento de kits de refeição para mais de 200 pessoas diárias, ultrapassando as 70.000 refeições anuais.
Desenvolvemos um programa de prevenção de comportamentos de risco para jovens do CPJ – A Casa da Estrela, e mães em regime de proteção com a associação O Vigilante, acompanhando-as também nos processos de autonomização.
Estamos em fase final de obras do Espaço do B.E.M., junto ao Centro de Apoio Social, que funcionará como loja social e de empreendedorismo, promovendo a economia circular e proporcionando espaços de venda à consignação para artesãos locais enquanto proporcionamos formações práticas de empreendedorismo. Em Almeirim, gerimos um lar com capacidadade 29 utentes.
Em 2015, acolhemos e integramos na sociedade ativa, duas famílias da Síria, ao abrigo da PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados). Desde então, temos trabalhado em parceria com ACM, o CPR, Associação Famílias Diferentes, Desafio Jovem, Lisbon Project e outras entidades, mantendo o apoio a dezenas de famílias na sua inserção socioeconómica. Participamos mensalmente do Núcleo de Intervenção Social da Segurança Social para refugiados.

Ao todo, acompanhamos mais de 400 utentes diariamente em todas as respostas sociais.


A Nossa Missão

Promover a dignidade da PESSOA e o seu meio envolvente.


A Nossa Visão

Ser um parceiro estratégico na sociedade, desenvolvendo respostas sociais relevantes.


Os Nossos Valores

Compaixão: Tratar o próximo como a mim mesmo.

Serviço: Ter disponibilidade para intervir nas necessidades do próximo.

Integridade: Ser a expressão daquilo em que acreditamos.

Altruismo: Abdicar do meu direito de ser primeiro.

Excelência: Fazer tudo com a melhor gestão dos recursos disponíveis.


IPSS – Sem Fins Lucrativos de Utilidade Pública

Registo nº 78/99
Pessoa Coletiva nº 503 283 134